Freguesia

Com publicações do decreto que estabeleceu a criação da Freguesia Imaculado Coração de Maria, em 15 de Dezembro de 1954, e o da rectificação dos limites das freguesias do concelho, levado a cabo pela Câmara Municipal do Funchal, a delimitação da Freguesia passou a ser de seguinte forma: desde o antigo xcaminho de Ferro, pelo eixo da nova estrada do Livramento, até ao antigo Caminho doa Automóveis, descendo até ao caminho do Miradouro e seguindo o eixo do caminho do Comboio até a Ribeira João Gomes.

A capela de Santa Luzia foi sede da paroquia criada por alvará de D. Pedro II, datado de 28 de Dezembro de 1676. a edificação desta capela é atribuída a um neto de Gonçalves Aires nos finais do Dezembro de 1676. a edificação desta capela é atribuída a um neto de Gonçalves Aires, nos finais do século XV. Em avançado estado de degradação no primeiros quartel do século XVIII, dela resta apenas a imagem de Santa Luzia em Madeira e a “Pedra de ARA”, que se encontram na actual Igreja.

O orago desta Freguesia Santa Luzia, Virgem e Mártir, (Sicília, sec. IV), vivia em Siracusa , na Sicília , e tinha consagrado a Deus sua virgindade. Por amor a Ele renunciou, em favor dos pobres, a toda a sua fortuna, que não era pequena. Chamada pelo prefeito Siracusa, cofessou a crença a Jesus Cristo e foi por isso decapitada. A devoção a Luzia é muito antiga e se generalizou por toda a Igreja. Há em Roma pelo menos vinte Igrejas consagradas a ela. É invocada como protectora especial contra as doenças dos olhos.

 

 

 

Oração a Santa Luzia

 

 

 

 

Oração a Santa Luzia, consagrada a Deus com voto de Castidade, enfrentaste com fortaleza quem tentava violar este voto. Não aceitaste de forma alguma adorar falsos deuses e, por isso, foste martirizada. Alcancei-me de Deus a firmeza em meus bons propósitos. Protegei-me contra todo mal dos olhos. (Se você estiver com algum problema nos olhos diga qual é e peça ajuda). Fazei que eu use da minha vista, somente para olhar o mundo e as pessoas com caridade e optimismo. Pela vossa poderosa intercessão, alcançai-me a força de superar qualquer contrariedade, principalmente, a que estou passando agora (dizer qual é a sua contrariedade), mantendo viva minha fé em Jesus Cristo, nosso único Senhor. Ele que vive e reina com o pai e o Espírito Santo, por todos os séculos e séculos.

Ámen.

  • O Centro de Convívio, dinamizam algumas atividades regulares. Todas as manhãs de Segunda e Quarta-Feiras com a Professora Cristina Todas as manhãs de Terça e Sexta-Feiras com a Professora Teresa Para mais informações por favor contacte o centro de convívio.
    Ler mais
  • A Junta de Freguesia em conjunto com o Centro de Convívio, dinamizam algumas atividades regulares. AULAS DE ARTES PLÁSTICAS Todas as tardes de Terça e Quinta-Feiras de tarde com a Professora Isabel. Para mais informações por favor contacte o centro de convívio.
    Ler mais
  • A partir do dia 01 de Abril de 2015 a Junta inicia uma nova atividade, Aulas de Dança de Salão. As Aulas serão pelas 15h00`com a duração de uma hora todas as quartas-feiras e sextas-feiras, no centro de convívio. Para mais informações por favor contate o centro de convívio.
    Ler mais