Santa Luzia, é uma freguesia do concelho do Funchal, faz parte das chamadas “quatro freguesias urbanas do Funchal”, a freguesia da Sé, s de S. Pedro, a de Santa Luzia e a se Imaculado Coração de Maria, sendo uma das mais altas da cidade. A freguesia nasceu da necessidade de descongestionar a freguesia da Sé duma parte considerável dos seus fogos para uma melhor organização dos serviços paroquiais.

Quanto a sua toponímia, a sua origem surge, segundo os historiadores, da paroquia de Santa Luzia, que haveria de dar lugar ao nome da freguesia. Foi a mais recente a ser criada, sendo formada a partir de terrenos pertencentes às freguesia da Sé Catedral e de Nossa Senhora do Monte.

Santa Luzia confina a leste com a ribeira de João Gomes, que tem origem na Serra do Poiso, nela desembocando a ribeira da cales, e a Oeste, com a Ribeira de Santa Luzia, que tem origem nos picos do Areeiro e Escalvado, tendo por afluentes os ribeiros Cideral, dos Frades, do Pisão e do Til onde, nas grandes invernias correm abundantes caudais de água.